Ir para: Menu Conteúdo Tamanho da letra: Webmail Meu Cadastro
Formulário para Cadastrados

Esqueceu sua senha?

Desejo me Cadastrar

NOTA DA AFR

02/12/2019

Em virtude de matéria publicada no jornal Estadão, a AFR, Instituição Filantrópica, privada, sem fins lucrativos, informa que nos atendimentos particulares com o uso de baropodômetro, utiliza apenas e tão somente o aparelho adquirido com recursos próprios.

Somos plenamente favoráveis ao uso restrito e exclusivo dos equipamentos adquiridos com recursos públicos a pacientes vinculados ao Sistema Único de Saúde.

A aquisição do aparelho de baropodometria com recursos de emenda parlamentar, no ano de 2017, se deu por motivação de utilização do mesmo para os pacientes em tratamento de reabilitação, encaminhados pelo SUS.

Esclarecemos que a AFR não tem autonomia para atendimentos por demandas espontâneas a pacientes do Sistema Único de Saúde. Todos os atendimentos realizados em nossa instituição, através do Convênio mantido com o SUS, se dão a partir do encaminhamento feito pela Central de Regulação da Fundação Municipal de Saúde de Niterói.

A busca por receita financeira adicional é imprescindível para instituições como a nossa, tendo em vista a pública e notória defasagem dos valores praticados pela Tabela de Remuneração por Serviços de Saúde.

A tabela de custeio aos Centros Especializados em Reabilitação habilitados pelo Ministério da Saúde não é corrigida desde sua publicação, em abril de 2012, acumulando em mais de 7 anos uma defasagem superior a 54%, considerando a variação do IPCA do período.

A Tabela de Órteses, Próstese e Meios Auxiliares de Locomoção, em quase 90% de seus itens, teve sua última correção em novembro de 2007 ou seja, há 12 anos.

Convidamos todos a acessarem nosso site e fazerem a leitura de nossos Relatórios de Atividades, aonde poderão constatar a transparência e lisura de nossa instituição, que anualmente submete suas contas a avaliação de empresas de auditoria independente.

Atenciosamente.
Superintendência da AFR